As mulheres que já tiveram diabetes gestacional têm grandes chances de tê-la novamente em uma próxima gravidez. Então, como essa versão da doença difere das diabetes tipo 1 e tipo 2? A diabetes gestacional ocorre quando a mulher desenvolve resistência à insulina durante a gravidez. Cerca de 7% das gestantes apresentam diabetes gestacional.
Os cientistas suspeitam que a quantidade de hormônios que uma mulher fabrica para sustentar a saúde de uma criança em desenvolvimento interfere na ação da insulina causando um aumento de açúcar no sangue. Mães gestantes com diabetes gestacional raramente apresentam os sintomas tradicionais da doença, como sede constante, porque o grau de hiperglicemia é leve.
A diabetes gestacional oferece os mesmos riscos que ocorrem quando as mulheres com diabetes do tipo 1 ou 2 ficam grávidas. Você pode desenvolver hipertensão ou precisar de uma cesárea. Além disso, o bebê pode nascer acima do peso ou ter hipoglicemia no parto.
A diabetes gestacional geralmente desaparece com o término da gravidez. No entanto, um pequeno número de mulheres continua a ter um nível elevado de açúcar no sangue e a doença pode se tornar uma diabetes do tipo 1 ou 2. Além disso, ter uma vez a diabetes gestacional a torna mais propensa a desenvolver a doença se ficar grávida novamente. Assim, o risco de você desenvolver uma diabetes do tipo 2 na próxima década aumenta em 50%.