Hiperglicemia (Alto nível de glicose no sangue)

Hiperglicemia é o termo técnico para glicemia elevada (alto nível de açúcar no sangue). Glicemia alta acontece quando o corpo tem muito pouca insulina ou quando o corpo não consegue utilizar a insulina adequadamente.

A hiperglicemia é a causa principal de complicações diabéticas e acontece de tempos em tempos, para todas as pessoas que têm diabetes.

É importantíssimo verificar os níveis de glicose no sangue para determinar quando o seu nível é alto e fora da meta ideal.

Aprenda a identificar os sintomas da hiperglicemia para que possa tratá-la rapidamente.

Quando estiver alta, além da injeção de insulina, poderá diminuir o seu nível de glicose no sangue através do exercício, a menos que cetonas estejam presentes na urina.

O que causa a hiperglicemia?

Uma série de fatores podem causar a hiperglicemia:

Se você tem o tipo 1, você pode não ter se injetado insulina suficiente.

Se você tem o tipo 2, o corpo pode ter insulina suficiente, mas não é tão eficaz como deveria ser.

Você comeu mais do que programou ou praticou menos exercício do que planejou.

Você tem o estresse de uma doença, como um resfriado, uma gripe ou uma virose.

Você passa por outras formas de stress, tais como conflitos familiares, escolares ou problemas de namoro.

Os principais sinais e sintomas da hiperglicemia são:

  • Glicemia elevada
  • Altos níveis de açúcar na urina
  • Micção frequente
  • Aumento da sede

Parte da gestão da sua diabetes é verificar a glicose no sangue frequentemente. Pergunte ao seu médico quantas vezes você deve verificar seus níveis de glicose no sangue e quais são os níveis adequados. Fazer o teste glicêmico (ponta de dedo) e, em seguida, tratar a glicemia alta precocemente, irá ajudá-lo a evitar problemas associados com hiperglicemia.

Como posso tratar a hiperglicemia?

Muitas vezes você pode baixar o nível de glicose no sangue por exercício. No entanto, se a glicose no sangue está acima de 240 mg/dl, deverá ser cauteloso. Se você tem cetonas na corrente sanguínea, não deverá se exercitar.

Exercitar quando cetonas estão presentes pode fazer o seu nível de glicose no sangue subir ainda mais. Você precisa trabalhar com o seu médico para encontrar a forma mais segura para diminuir seu nível de glicose no sangue.

Reduzindo a quantidade de alimento que você ingere também poderá ajudar. Trabalhe com seu nutricionista para fazer mudanças em seu plano de refeições. Se o exercício e mudanças em sua dieta não funcionarem, o seu médico pode alterar a quantidade de medicação ou insulina.

E se não for tratada?

A hiperglicemia pode ser um problema sério se você não tratá-la, por isso é importante tratar logo que detectá-la. Se você deixar de tratar a hiperglicemia, uma condição chamada cetoacidose (coma diabético) poderá ocorrer. A cetoacidose se desenvolve quando o organismo não tem insulina suficiente. Sem insulina, o organismo não consegue utilizar a glicose como combustível, passando a quebrar as moléculas de gordura para gerar energia.

Quando seu corpo quebra as gorduras, resíduos chamados cetonas são produzidos. Seu corpo não pode tolerar grandes quantidades de cetonas e vai tentar se livrar delas através da urina. Infelizmente, o corpo não pode liberar toda a cetona que se acumula no sangue, podendo levar a cetoacidose.

Cetoacidose é risco de vida e precisa de tratamento imediato. Os sintomas incluem:

  • Falta de ar
  • Respiração que cheira frutado
  • Náuseas e vômitos
  • Boca muito seca

Converse com seu médico para saber como lidar com esta condição.

Muitas pessoas com diabetes, especialmente aqueles que usam insulina, deve ter uma identificação específica com eles em todos os momentos, para que facilite em casos de emergência ou acidente.

Como posso evitar a hiperglicemia?

Sua melhor opção é praticar uma boa gestão da diabetes, aprendendo a detectar os momentos de hiperglicemia para que possa tratá-los rapidamente, antes que seu quadro piore.